Título: Para professores, prova não trouxe surpresas
Autor: Junqueira, Alfredo
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/10/2009, Vida&, p. A28

Nível do exame que vazou foi considerado razoável; temas abordados eram os esperados

O conteúdo da prova do Enem, que teve o sigilo quebrado em fraude revelada pelo Estado, não apresentou surpresa, segundo professores e coordenadores de colégios e cursinhos consultados ontem pela reportagem. A prova, colocada anteontem à noite na internet pelo Ministério da Educação, foi considerada de nível razoável e com questões mais curtas do que as edições anteriores.

Saiba como foi a descoberta da fraude

"Os assuntos eram os esperados - porcentagem, lógica, volumes, áreas, semelhança de triângulos", afirma Rafael Gimenes, professor de matemática do Cursinho da Poli. "Questões ambientais tiveram bastante espaço, como era esperado", afirma Edson Futema, professor de biologia.

A intenção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) de cobrar mais conteúdos do ensino médio concretizou-se de modo tímido, de acordo com os professores. "O que foi cobrado não se assemelha às questões pontuais e fechadas dos vestibulares", diz Elias Amorim Junior, professor de história. Para a professora de português Cristiane Ferreira, a prova não avalia o conteúdo, mas o raciocínio do aluno. "Também não enxerguei diferenças da prova deste ano para a do ano passado."

Para os professores, questões mais complexas foram um dos destaques da prova.

"O Enem não costumava cobrar física do jeito que cobrou agora", diz Vera Lúcia Antunes, coordenadora do Objetivo. Para o coordenador do Etapa, Edmilson Motta, o nível de dificuldade subiu. "Algumas questões de humanas, especialmente as últimas, continham textos mais densos e imagens mais complexas."

CRÍTICA

Mesmo com as mudanças na estrutura da prova, alguns especialistas acham que o Enem não seleciona estudantes para o ensino superior. "As universidades que usam o Enem como primeira fase e vão fazer sua própria prova de conhecimentos específicos terão uma seleção mais segura", avalia Motta.

Para Nicolau Marmo, coordenador-geral do Sistema Anglo de Ensino, uma única prova não pode avaliar o ensino médio e servir como vestibular. "Não dá para ser as duas coisas ao mesmo tempo." Os professores apontaram problemas em questões do exame. Na prova de linguagens, segundo Francisco Achcar, do Objetivo, a questão 37 tem duas alternativas possíveis e a 38 não tem resposta. Em matemática, a resposta da questão 79 não aparece nas alternativas. "A correta é 3/8", afirma o professor Giuseppe Nobilioni.

SIMULADO

O grupo de ensino COC vai corrigir a prova do Enem usando um software similar ao utilizado pelo Inep, baseado na Teoria da Resposta ao Item (TRI). Basta o vestibulando interessado entrar no portal www.boletimenem.com.br, disponível a partir de domingo, e anotar as respostas. O COC promete gerar o desempenho do aluno até quarta-feira.