Título: Promotoria quer reabrir emissoras
Autor: Anna, Lourival Sant
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/10/2009, Internacional, p. A14
A Promotoria de Honduras pediu na noite de terça-feira a reabertura da Rádio Globo e do Canal 36, meios de comunicação fechados no dia 27 pelo governo de facto do presidente Roberto Micheletti. O órgão também anunciou que começou uma investigação sobre o abuso de autoridade no momento de confiscar os equipamentos das emissoras.
"Solicito (...) que se restitua de imediato os direitos reconhecidos (...) aos meios de comunicação fechados", afirmou em nota a promotora de Direitos Humanos, Sandra Ponce, ao presidente da Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel), Miguel Angel Rodas. O governo de Micheletti, que assumiu o poder depois do golpe de Estado de 28 de junho que derrubou o presidente Manuel Zelaya, fechou, por meio da Conatel, o Canal 36 de TV, a Rádio Globo e uma pequena emissora, La Catracha, que retransmitia seu sinal - todas elas consideradas pró-Zelaya.
Para realizar o fechamento, a Conatel se amparou no decreto de estado de sítio, que suspendeu as liberdades de reunião, movimento e imprensa.
De acordo com a Promotoria, "vários" artigos da Constituição foram violados com o fechamento destes meios de comunicação.