Título: Planalto aposta em Mucio para alivio no TCU
Autor: Andrade, Renato
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/10/2009, Nacional, p. A6

Governo vê julgamentos políticos e ligação de ministros com tucanos

Preocupados em não paralisar o ritmo das obras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, esperam que o novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro, ajude o governo na força-tarefa destinada a destravar projetos estratégicos. Ex-ministro das Relações Institucionais e responsável pela articulação política do Planalto até o mês passado, Múcio foi indicado por Lula para ocupar a vaga no TCU.

Em conversas reservadas, ministros citam a atual composição do tribunal para argumentar que seus principais integrantes são ligados ao PSDB do governador José Serra, pré-candidato à Presidência, em 2010, e também ao DEM, parceiro dos tucanos nas últimas campanhas. Múcio é do PTB de Roberto Jefferson, o homem que denunciou o mensalão, mas se aproximou muito de Lula.

Na avaliação do governo, o TCU tem feito julgamentos políticos das obras e está "extrapolando" suas funções. Lula ficou particularmente irritado na semana passada, quando o tribunal decidiu suspender 41 obras federais. No pacote estavam 13 projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), menina dos olhos da campanha da petista Dilma Rousseff à sucessão de Lula.

O receio do Planalto, agora, é que o TCU crie mais obstáculos para investimentos considerados fundamentais para impulsionar a candidatura de Dilma, como o PAC e o programa Minha Casa, Minha Vida. Não é só. O governo também aposta no impacto eleitoral da Copa do Mundo de 2014 e até da Olimpíada de 2016. Dos R$ 28,8 bilhões do orçamento previsto para a Olimpíada, um terço corresponde a obras já contratadas, incluindo as do PAC. A ordem é tirar tudo do papel com mais rapidez - como a reforma do Aeroporto do Galeão, no Rio - por causa dos jogos.

"Creio que é preciso chegar num entendimento", afirmou o ministro do Esporte, Orlando Silva, ao lembrar que o Comitê Olímpico Internacional (COI) já exige grande detalhamento do projeto.

Lula e Dilma também sempre se queixaram da atuação do Ministério Público e do Ibama. Recentemente, o Ministério Público conseguiu suspender a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, mas a Advocacia-Geral da União derrubou a decisão na Justiça.

Na atual temporada política, porém, o alvo de maior preocupação é mesmo o TCU. Para auxiliares do presidente, o tribunal "tem bons técnicos", mas adota "conduta abusiva" ao emitir "juízos políticos e precipitados". Nos bastidores do governo, o comentário é que o TCU precisa ser "destravado".