Título: Berlusconi se defenderá na TV
Autor: Netto, Andrei
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/10/2009, Internacional, p. A14

Sem imunidade, premiê diz que acusações são ''falsas''

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, prometeu ontem governar com "bravura" e rejeitou as acusações de suborno e fraude feitas contra ele. Um dia depois de o Tribunal Constitucional ter revogado a polêmica Lei Laudo Alfano, que garantia imunidade judicial para as quatro maiores autoridades do Estado - o chefe de governo, o presidente da república e os titulares da Câmara e do Senado -, o premiê disse que irá à TV e à Justiça provar que as acusações contra ele são falsas.

"O governo avançará calmamente, com mais bravura do que antes, porque isso é absolutamente indispensável para a liberdade e democracia neste país", afirmou Berlusconi.

Após a revogação da lei, dois casos contra o premiê devem ser reabertos. Em um deles, Berlusconi é acusado de ter pago US$ 600 mil para o advogado britânico David Mills não revelar em julgamento detalhes sobre suas transações comerciais. Outro processo está relacionado com irregularidades na compra e venda de direitos de transmissão na TV pelo grupo de comunicação Mediaset, de propriedade de Berlusconi.

"Os dois julgamentos contra mim são falsos, motivos de piada, absurdos e eu comprovarei isso para os italianos visitando TVs", disse. "Vou me defender em tribunais, fazer meus acusadores parecerem ridículos e mostrarei para todos do que sou capaz."

A decisão do tribunal de tirar a imunidade de Berlusconi foi o mais recente de muitos golpes que ele vem recebendo - o premiê está no centro de um escândalo sexual, segundo o qual ele teria realizado festas com garotas de programa. Berlusconi reconheceu que não é "nenhum santo", mas negou ter pago prostitutas para manter relações com ele.

Além disso, na semana passada dezenas de milhares de manifestantes tomaram as ruas de Roma em um protesto contra suas supostas tentativas de reduzir a liberdade de imprensa na Itália.