Título: Zuma faz visita estratégica ao Brasil
Autor: Dias, Cristiano
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/10/2009, Internacional, p. A17
Presidente da África do Sul escolhe o País para realizar sua primeira visita oficial fora do continente africano
O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, começou ontem em São Paulo uma visita de dois dias ao Brasil para melhorar as relações bilaterais entre os dois países. Esta é a primeira visita oficial de Zuma a um país de fora da África - até agora, ele esteve apenas em Angola. Segundo o governo sul-africano, a escolha reflete a importância dada por Zuma ao Brasil.
Ao contrário de seu antecessor, Thabo Mbeki, que era considerado um líder pouco carismático, Zuma esbanjou simpatia em um encontro com empresários brasileiros e sul-africanos em um centro de convenções de São Paulo. Além de improvisar algumas palavras em português, ele distribuiu apertos de mão e promessas de que seu país está pronto para aprender com os brasileiros.
"O Brasil enfrentou e superou muitos desafios que a África do Sul tem pela frente", disse Zuma, que traçou as cinco prioridades de seu governo: emprego, melhora da educação infantil, um sistema de saúde universal de qualidade, reforma agrária e combate à criminalidade e à corrupção.
O presidente também enalteceu a cooperação Sul-Sul e o Ibas - fórum de discussão entre Brasil, Índia e África do Sul. De acordo com o sul-africano, os países ricos não devem mais ditar o ritmo da economia global e esse novo realinhamento passa, obrigatoriamente, pelas relações entre países emergentes. "O Ibas deve servir de âncora para a construção dessas novas relações", disse.
Zuma surgiu na cena política sul-africana como a antítese de Mbeki, um neoliberal ortodoxo. Para derrotá-lo, Zuma teve apoio do Partido Comunista e dos sindicatos. Foi eleito presidente, mas não convenceu o mercado. No Brasil, ele tentou desfazer essa imagem. "A economia da África do Sul está aberta para receber novos investimentos", afirmou.
Antes do encontro com empresários, Zuma esteve por meia hora com José Serra, governador de São Paulo, que o presenteou com uma camisa do Palmeiras. No fim da tarde, ele foi para Brasília, onde se reúne hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
APROXIMAÇÃO
A África do Sul é o principal destino das exportações brasileiras para a África. Os dois países ainda têm em comum a luta por um posto permanente no Conselho de Segurança da ONU e a administração do fundo Ibas para o combate à pobreza e projetos de desenvolvimento.
Brasil e África do Sul também têm sido presença constante nas reuniões do G-8 e negociam um acordo de livre comércio entre o Mercosul, a União Aduaneira da África Austral (SACU) e a Índia.
RELAÇÃO ESPECIAL
Jacob Zuma Presidente da África do Sul
"O Brasil enfrentou e superou muitos desafios que a África do Sul tem pela frente"
"O Ibas deve servir de âncora para a construção dessas novas relações (entre países emergentes)"
"A economia da África do Sul está aberta para receber novos investimentos"