Título: Corregedoria faz inspeção no Tribunal de Justiça do DF
Autor: Assunção, Moacir
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/10/2009, Nacional, p. A8
Uma equipe da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai fazer uma inspeção na próxima semana no Tribunal de Justiça do Distrito Federal - corte que manteve a censura ao Estado e remeteu o caso ao Maranhão, mesmo após afastar o desembargador Dácio Vieira, autor da liminar.
A providência foi tomada depois que o CNJ constatou, em agosto, que existiam na corte 4.904 processos esperando sentenças havia mais de cem dias. Outras 4.677 ações estavam paradas por mais de três meses.
Em 2008, o TJ-DF gastou R$ 1,1 bilhão - e 97% do valor foi consumido com recursos humanos, como salários, férias, gratificações, passagens, diárias e verbas de gabinete. Em relação a outros tribunais, alerta o conselho, o TJ-DF tem o maior número de servidores por 100 mil habitantes e a menor quantidade de processos em tramitação por funcionário.
Uma equipe de juízes e servidores vai fazer a inspeção. Eles visitarão varas da Justiça de primeira instância, gabinetes de desembargadores e cartórios extrajudiciais. "Somente a verificação in loco permitirá avaliação consistente sobre o funcionamento dos serviços, a fim de que sejam tomadas as medidas necessárias", disse o corregedor de Justiça, Gilson Dipp, na portaria em que determinou a inspeção, marcada para começar no dia 13.