Título: Quem se envolve com isso é pilantra, diz familiar
Autor: Fausto Macedo,
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/10/2009, Vida&, p. A16
A família de Felipe Pradella não tem mais sossego desde que ele foi apontado como um dos responsáveis pelo vazamento da prova do Enem. "Nossa vida se tornou um inferno desde sábado, quando a foto do Felipe foi estampada no jornal. Só que não podemos nos responsabilizar por algo que não fizemos. Ninguém aguenta mais isso", reclamou seu primo, o segurança Eduardo Pradella, de 30 anos.
Eduardo revela que passou boa parte da infância e da juventude ao lado do primo. Mas diz que, nos últimos anos, o contato entre os dois se tornou menos frequente. "É que cada um de nós tomou o seu próprio rumo. Por isso, não posso acusá-lo de nada. Mas quem se envolve com este tipo de coisa é um pilantra", opinou. " Se ele fez isso mesmo, tem de pagar. É um absurdo alguém querer levar esse tipo de vantagem."
Ao opinar sobre o que teria levado Felipe a cometer o crime, ele fala em "ganância" e "péssimas companhias". "Mas ninguém aqui em casa sabe da vida dele. Por isso, não posso falar se ele é inocente ou culpado." Eduardo disse desconhecer que o primo prestava serviço de segurança. "Faz alguns dias que não falo com ele. Nosso contato se tornou menos frequente nos últimos anos."
Segundo ele, os pais de Felipe "estão doentes por conta disso" e o restante da família, ficou "arrasada" com a história. "Minha mãe, irmã do pai do Felipe, uma senhora de 70 anos, não dorme direito. Ficam ligando em casa dia e noite. A gente pede para deixar toda nossa família em paz. O Felipe é quem vai resolver isso."
OS INDICIADOS
Felipe Pradella: Trabalhava no setor que imprimia a prova, mas é contratado temporariamente. Confirmou à PF que pegou cópias e ofereceu ao Estado por R$ 500 mil
Felipe e Marcelo (sobrenomes não divulgados):Trabalhavam com Pradella
Gregory Camillo de Oliveira Craid: Fez os contatos telefônicos para tentar vender o Enem ao jornal. É DJ . O pai, advogado, é diretor jurídico da Câmara Municipal de Barueri
Luciano Rodrigues: Publicitário e empresário. Forneceu nomes e telefones de jornalistas a Pradella e Craid