Título: BB anuncia parceria com a Mapfre
Autor: Modé, Leandro
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/10/2009, Economia, p. B5

Anúncio é primeiro passo da reorganização do modelo do banco com vistas à liderança no segmento de seguros

O Banco do Brasil anuncia hoje, em São Paulo, seu novo modelo para o segmento de seguros. O Estado apurou que o primeiro passo da reorganização é uma associação com o grupo espanhol Mapfre na área dos chamados seguros elementares (automóveis, residências e apólices de vida), ficando a seguradora Mapfre como majoritária na sociedade. Alguns dos principais executivos da multinacional estão no País e vão participar da divulgação, que terá a presença do presidente do BB, Aldemir Bendine. Nas próximas semanas, o Banco do Brasil anunciará outros acordos no setor.

Atualmente, a atuação do BB em seguros envolve uma intrincada rede de parcerias, com exceção da Aliança do Brasil, na qual detém 100% do capital. Na Brasil Veículos e na Brasil Saúde, a parceria é com a SulAmérica. Na Brasil Cap, os sócios são, além da SulAmérica, a Icatu Hartford e a Aliança da Bahia. A BrasilPrev tem como parceiros o Sebrae e o americano Principal Financial Group.

Na Seguradora Brasileira de Crédito à Exportação (SBCE), o parceiros são o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a francesa Coface. Dessas todas, as principais são SulAmérica, Mapfre e Principal.

Na semana passada, o vice-presidente de Cartões e Novos Negócios, Paulo Rogério Caffarelli, disse que o Banco Votorantim (do qual o BB detém 49% das ações) também será utilizado na distribuição de produtos de seguros e previdência. Segundo ele, esse canal, que envolve as parcerias da BV (financeira do grupo Votorantim) com revendas de veículos e lojas de material de construção, vai contribuir para que o BB atinja a meta de ter a maior carteira de seguros de vida no Brasil até 2012. A reorganização societária deve render ao BB o posto de maior grupo segurador do País.

A Mapfre, assim como as outras parcerias que sobrarem na reorganização, vai pagar ao BB um montante para ter acesso à sua enorme rede, composta por quase 12.500 pontos de atendimento, sendo 3.155 agências.

A compra da Nossa Caixa, no fim de 2008, tornou a reestruturação da área de seguros do BB urgente. A Nossa Caixa tem outros sócios no segmento. O maior problema é com a Mapfre, com quem o banco paulista mantém acordo de exclusividade. Apesar de ter adquirido o controle da Nossa Caixa, o BB não pode usar produtos das seguradoras BrasilPrev (previdência) e Aliança do Brasil (apólice de vida) nas agências do banco paulista.

A Mapfre tem acordo com a Nossa Caixa até 2025. Se não chegasse a um acerto com os espanhóis, o BB teria de desembolsar dinheiro para rescindir o contrato de exclusividade.

O BB contratou o banco de investimentos UBS Pactual para estudar o modelo e apresentar uma proposta de reforma ao conselho do banco. O UBS abriu negociações com os três principais parceiros do BB na área. No caso da SulAmérica, o BB negocia compra da fatia de 21,2% do grupo holandês ING na seguradora. O Estado apurou, no entanto, que as negociações estão complicadas.

A Caixa Econômica Federal, que tem a Caixa Seguros, também está fazendo movimentos no setor de seguros. Está em estudo uma associação com alguma seguradora ou até mesmo com outro banco.

COLABORARAM ADRIANA CHIARINI E ANA PAULA RIBEIRO