Título: Brasil e UE pressionam EUA por Doha
Autor: Reuters
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/10/2009, Economia, p. B10

Em cúpula, países vão pedir que americanos definam metas comerciais para que negociação prossiga

O Brasil e a União Europeia vão pressionar os Estados Unidos hoje para que definam suas demandas para que a Rodada de Doha - negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC) para diminuir as barreiras comerciais - seja concluída em 2010, de acordo com o esboço de um comunicado obtido pela Reuters.

O documento preparado para uma cúpula entre UE e Brasil que ocorre hoje diz que um compromisso das principais economias mundiais e dos países em desenvolvimento para alcançar um acordo no ano que vem "correrá riscos" a não ser que haja avanços. E faz um pedido velado a Washington para que apresente sua posição.

"Brasil e UE acreditam que o encerramento da Rodada Doha em 2010 deve acontecer com base nos progressos já realizados, incluindo os relativos às modalidades, e então convoca os membros da OMC para determinar qualquer demanda específica que possam ter", diz o esboço do documento.

Líderes do Grupo das 20 maiores economias (G-20), incluindo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, renovaram suas promessas na cúpula do mês passado, em Pittsburgh, de finalizar a Rodada de Doha até o ano que vem.

Mas a União Europeia, Brasil e outros parceiros comerciais mostraram-se frustrados com o fato de os Estados Unidos não definirem sua posição, o que segundo eles é necessário que seja conseguido antes do fim deste ano, visando a facilitar o cumprimento do prazo.

"Toda vez que perguntamos aos EUA o que eles querem de nós, eles afirmam que ainda não podem dizer e que a nova administração ainda não está preparada para agir", afirmou um diplomata da União Europeia.

Existem dúvidas sobre o empenho de Obama, que já enfrenta disputas no Congresso americano sobre a reforma do sistema de saúde e mudanças climáticas, para pressionar por um acordo ao qual muitos membros de seu Partido Democrata podem se opor.

"A mensagem da cúpula UE-Brasil claramente destaca a necessidade de que todos os membros da OMC, com destaque para os EUA, esclareçam o que querem e como veem o processo avançar", disse o diplomata. "Mostra que a UE e o Brasil estão comprometidos em fazer as coisas andarem agora e não mais tarde."

UE e Brasil também querem que os ministros dos países-membros se reúnam para discutir o avanço de Doha antes de uma conferência da OMC marcada para dezembro, em Genebra. Após quase oito anos de negociação, os membros da OMC ainda não chegaram a um acordo sobre redução de tarifas agrícolas e industriais e corte de subsídios agrícolas.

"Precisamos chegar a um acordo sobre as modalidades antes do fim do ano para cumprirmos o prazo de 2010", disse outro diplomata da União Europeia.