Título: Retomada na indústria mecânica é tímida
Autor: Chiara, Márcia De
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/10/2009, Economia, p. B3
Apesar de tímidos, os primeiros sinais de reação nas exportações começaram a aparecer na indústria mecânica. A Caterpillar, por exemplo, registrou crescimento das vendas externas nos últimos dois meses. A reação foi sentida nas exportações para países da América Latina, do Oriente Médio e dos Estados Unidos.
Segundo o presidente da companhia no Brasil, Luiz Carlos Calil, a retomada ocorreu porque, após a fase de ajuste de estoques na economia mundial, vários projetos de construção civil pesada voltaram a ter andamento no exterior e necessitaram de motoniveladoras e retroescavadeiras.
Apesar da reação, o presidente da Caterpillar é cauteloso. "As nossas exportações estavam caindo 80% em relação ao ano passado e, com a reação dos últimos dois meses, a queda diminui para 65%." Na análise do executivo, ainda falta muito para que se possa falar em reaquecimento das exportações. "Isso poderá ocorrer em 2010 ou em 2011."
O coordenador da Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Aloisio Campelo, pondera que existe uma defasagem entre a percepção da indústria em relação ao comportamento da demanda externa e as exportações contabilizadas na balança comercial. "Esse movimento deve aparecer nas exportações mais para frente", prevê.
Além disso, o economista ressalta que, apesar da recuperação das exportações a partir de julho, os indicadores da indústria para setor de material de transporte e a indústria mecânica continuam distantes de setembro de 2008.