Título: Jazidas em Pernambuco e Paraíba estão inexploradas
Autor: Froufe, Célia ; Otta, Lu Aiko
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/10/2009, Economia, p. B4
Enquanto o Brasil importa 51% do fósforo que utiliza nas lavouras a cada ano, existem minas já mapeadas em Pernambuco e na Paraíba, com infraestrutura, prontas para produzir. "Elas pedem pelo amor de Deus para serem exploradas e ninguém sabe por que isso não acontece", disse o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Ele defende que as minas sejam entregues imediatamente para exploração, de preferência a empresa., que não sejam as que já dominam o mercado nacional de fertilizantes.
Essa, porém, pode se tornar uma nova frente de atrito com o Ministério de Minas e Energia. Isso porque as minas foram pesquisadas pela estatal Serviço Geológico do Brasil (CPRM) que, pelo processo normal, agora ofereceria a exploração a empresas privadas. Ocorre que o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, "congelou" novas concessões de exploração mineral pela CPRM, até que seja aprovado o novo Código de Mineração. A CPRM vem fazendo um levantamento de seus ativos e tentando resolver problemas jurídicos referentes a licitações, segundo informou o Ministério de Minas e Energia. Essas providências estão em andamento "por decisão do ministro Edison Lobão". Existem outras formas ajudar a aumentar a produção de fertilizantes, disse Stephanes. Uma delas é o Ministério de Minas e Energia propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a revogação de um decreto presidencial de 1984, que criou a chamada Reserva Nacional do Cobre, em Maecuru (AP). Estudos feitos pela Vale indicam que essa pode ser a maior mina de fósforo do País. Stephanes disse que já obteve de Lobão a promessa que o decreto será revogado.
A questão ambiental ainda impede a exploração de uma mina de fósforo em Iperó (SP),na antiga fazenda Ipanema, que pertenceu à marquesa de Santos. Hoje, ela abriga a Floresta Nacional de Iperó. "Eu mandei fotografara floresta", disse Stephanes, mostrando a foto de um morro coberto por mato e alguns poucos arbustos. "Está vendo alguma floresta aí?" Também está nas mãos do Ministério de Minas e Energia a viabilização da exploração de uma imensa mina de fósforo localizada no Norte do Mato Grosso. Ela pertence aos agricultores da região que, no entanto, não têm recursos para fazer a chamada pesquisa. São necessários cerca de R$ 15 milhões para o serviço. C.F. e L.A.O.