Título: Mantega vai ao Senado para explicar atraso na restituição
Autor: Pires, Carol
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/10/2009, Economia, p. B4
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou ontem convite para que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, dê explicações sobre o atraso das restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2009. Na condição de convidado, o ministro poderá marcar o dia da audiência. O Ministério da Fazenda ainda não foi notificado sobre o convite aprovado pela CAE.
O requerimento, de autoria do líder tucano Arthur Virgílio (PSDB-AM), incluía convite ao secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo. Mas os parlamentares entenderam que, "convidando o chefe, é desnecessário convidar o subordinado", segundo o senador Francisco Dornelles (PP-RJ).
Durante a discussão do requerimento, senadores criticaram o atraso no pagamento das restituições. "Foi uma trapalhada do tamanho de um bonde", disse o senador ACM Júnior (DEM-BA). "Primeiro o governo tentou criar a CSS (Contribuição Social da Saúde), depois falou em tributar a poupança. Agora, estão retendo o Imposto de Renda. É uma falta de sensibilidade política com a classe média sem tamanho, e são todas trapalhadas que vêm do mesmo lugar."
O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), avaliou que a ida do ministro à CAE é "oportuna" e afirmou que o processo de restituição do IRPF aos contribuintes será "normalizado" em breve. "As dificuldades estão sendo superadas, e o pagamento das restituições estará normalizado em breve."