Título: Lula e Dilma visitam obras do Rio São Francisco
Autor: Domingos, João
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/10/2009, Nacional, p. A6

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não corre o risco de encontrar um de seus principais desafetos quando visitar hoje as obras da transposição do Rio São Francisco. Dom Luiz Flávio Cappio, bispo da diocese da Barra, na Bahia, que em 2005 e 2007 fez greves de fome contra a transposição do rio, decidiu evitar o encontro. Ele foi para o município de Barreiras, onde participará de um encontro de estudo e lazer dos padres das dioceses vizinhas.

Antes de partir, dom Cappio deixou com sua equipe o recado de que não faria nenhum comentário sobre a visita do presidente. Lula ficará três dias em visita às obras, em ritmo de campanha eleitoral. Terá a tiracolo a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, sua candidata à eleição presidencial do ano que vem pelo PT.

A visita começa hoje pela manhã, em Pirapora e Buritizeiro, em Minas. No início da tarde, Lula e os ministros visitarão obras de dragagem e de correção de erosões, em Barra. Depois, irão para Arcoverde, Sertânia e Custódia, no Sertão de Pernambuco. Lula dormirá num acampamento de trabalhadores.