Título: Al Gore acredita em acordo na Dinamarca
Autor: Monteiro, Tânia; Formenti, Lígia
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/10/2009, Vida&, p. A16

O ex-vice-presidente americano Al Gore, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2007, demonstrou otimismo ontem, em São Paulo, sobre a possibilidade de que um acordo seja fechado na conferência do clima de Copenhague, na Dinamarca, em dezembro.

Ele afirmou, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que a lei de mudança do clima e energia limpa dos Estados Unidos deve ser aprovada no Senado antes do início da conferência.

Com isso, o país poderia começar a se comprometer de uma forma mais intensa. Gore ressaltou que, a partir da aprovação da lei, há uma perspectiva realista de assegurar um tratado em Copenhague.

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, questionou a meta de curto prazo apresentada na lei americana, abaixo da recomendada pelos cientistas do painel do clima das Nações Unidas (IPCC).

A lei fala numa redução de emissões de menos de 5% até 2020, em relação aos níveis de 1990. O sugerido para garantir a segurança climática no mundo é algo entre 25% e 40%.

Gore respondeu que gostaria de ver reduções mais expressivas, mas que de outra forma seria politicamente difícil obter aprovação no Senado. O ex-vice-presidente americano espera que a ambição cresça depois que esse primeiro passo for dado pelo país.