Título: Governo contrata gráfica RR Donnelley
Autor: Cafardo, Renata ; Pompeu, Sergio
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/10/2009, Vida&, p. A21

O Ministério da Educação (MEC) contratou em caráter emergencial a gráfica RR Donnelley para imprimir o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova será novamente impressa em São Paulo, provavelmente a partir de segunda-feira. Como o Estado informou na semana passada, a empresa era uma das três que estavam sendo analisadas pelo governo por ter nível de segurança máximo de impressão.

A RR Donnelley é parte de um grupo multinacional e tem unidades em Barueri (SP), Osasco (SP), Gravataí (RS), Paulista (PE) e Blumenau (SC). A gráfica receberá R$ 31 milhões para imprimir os 4,1 milhões de provas. Foram descartadas a gráfica Bandeirantes (SP) e a Posigraf (PR), empresa do grupo educacional Positivo.

Diferentemente do que ocorreu com o exame cancelado, a gráfica foi escolhida pelo MEC. No anterior, o consórcio Connasel havia contratado a gráfica Plural, de onde o exame foi furtado. A RR Donnelley faz impressões de documentos de segurança, como diploma e selo para autenticação em cartório. A empresa já registrou ocorrências de furto e extravio de alguns documentos. O Estado entrou ontem em contato com a empresa por telefone. Foram quatro tentativas e, apesar de um diretor ter informado que daria entrevista, a reportagem não obteve resposta.