Título: Jatene recebe troféu Guerreiro da Educação
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/10/2009, Vida&, p. A22

Em uma parceria do Ciee e do ''Estado'', prêmio é concedido anualmente a pessoas que prestaram serviços relevantes à educação no Brasil

O médico cirurgião Adib Jatene foi homenageado ontem com o título de Professor Emérito - Troféu Guerreiro da Educação 2009. O prêmio é concedido anualmente, em uma parceria entre o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e o Estado, a personalidades que prestaram serviços relevantes à educação no Brasil.

Aos 80 anos, Jatene, hoje diretor do Hospital do Coração, tem 133 trabalhos citados na literatura médica e 178 títulos honorários, além de ser membro de 32 sociedades científicas no mundo inteiro e já ter operado cerca de 20 mil pessoas. Lecionou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, na Faculdade de Medicina do ABC e na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Entre os momentos de destaque da carreira está o desenvolvimento de uma técnica de transposição de grandes artérias para a correção de cardiopatias congênitas, que leva o nome de "cirurgia Jatene" e é reconhecida internacionalmente. Além da trajetória acadêmica, o médico foi secretário da Saúde de São Paulo entre 1979 e 1982; ministro da Saúde nos governos de Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso e idealizador da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

O presidente do Conselho de Administração do Ciee, Ruy Altenfelder Silva, destacou em seu discurso a trajetória profissional de Jatene. "É um incentivador da prática, como complemento indispensável ao aprendizado teórico", afirmou. O homenageado de 2008, Evanildo Bechara, também ressaltou a carreira do médico, que chamou de "vitorioso e extraordinário percurso".

Em seu discurso de agradecimento, Jatene afirmou a satisfação por receber o prêmio. "É uma honra ser colocado ao lado de figuras que, ao longo da minha vida, aprendi a respeitar, admirar, e em um processo de aperfeiçoamento pessoal, incorporar muitas de suas atitudes e conceitos", afirmou.

Jatene traçou um quadro histórico e falou dos problemas sociais que o País atravessa, citando a distribuição do orçamento e a corrupção. Apontou problemas na educação, como a expansão excessiva de universidades de medicina.

"Educação não pode ser confundida com instrução. Educação é atitude, é o indivíduo ter a consciência de que tem que se comportar eticamente, para que o convívio social seja saudável", disse o médico.

Para o jornalista Mauro Chaves, que representou o diretor de opinião do Estado, Ruy Mesquita, "Adib é uma pessoa muito importante em um momento em que se fala tanto de falta de valores". E completou: "Faltam "Jatenes" no Brasil".

O jornalista Roberto Gazzi, editor-chefe do Estado, destacou o significado dos feitos de Jatene para a sociedade brasileira. "É um guerreiro, não só da educação, mas de outras causas nobres, como a saúde e a gestão pública."

O jornalista reafirmou o compromisso histórico do jornal com a educação, como na fundação da USP, patrocinada por Julio de Mesquita Filho. Gazzi também citou o empenho do jornal na cobertura da área educacional, refletido recentemente na divulgação exclusiva do vazamento da prova do Enem. E criticou a censura imposta ao Estado, que ontem completou 76 dias. "Sabemos todos o que é uma sociedade privada da liberdade de expressão."

OS HOMENAGEADOS

2008 Evanildo Bechara 2007 Ives Gandra da Silva Martins 2006 Crodowaldo Pavan 2005 Paulo Nogueira Neto 2004 Paulo Vanzolini 2003 Antônio Cândido 2002 Hélio Guerra 2001 José Pastore 2000 Luiz V. Décourt 1999 Esther de Figueiredo Ferraz 1998 Miguel Reale 1997 Ruth Cardoso