Título: Meu interesse na Vale é meramente comercial
Autor: Ciarelli, Mônica
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/10/2009, Economia, p. A14

Eike Batista: Controlador do grupo EBX

Por e-mail, o empresário Eike Batista, do grupo EBX, aceitou responder à Agência Estado perguntas sobre alguns pontos polêmicos envolvendo o controle da mineradora Vale. Ele justificou seu interesse na companhia como comercial e admitiu ter conversado com outros sócios da Vale, além do Bradesco:

Em nota divulgada pelo grupo EBX, o senhor fala que nunca será usado como instrumento de política partidária. O senhor acredita que suas declarações estão sendo politizadas?

Infelizmente, sim. Meu interesse pela participação do Bradesco veio à tona na mesma ocasião em que determinadas críticas à administração da Vale foram veiculadas pela imprensa. Tudo não passou de mera coincidência, uma vez que meu interesse na Vale é meramente comercial, sem qualquer cunho político. As pessoas esquecem que um investimento de bilhões, como o do caso presente, precisa se pagar. Sem a perspectiva do retorno adequado, não há justificativa para a realização de investimento do gênero.

Na nota, o senhor deseja boa sorte para a Vale em seus investimentos. Isto quer dizer que o senhor não teria mais interesse em uma participação acionária na Vale?

No momento, não.

Além da sondagem informal ao Bradesco houve alguma outra conversa com outros acionistas do bloco de controle da Vale?

Apenas na oportunidade em que fiz a sondagem informal ao Bradesco, uma vez que os demais acionistas têm direito de preferência na venda de ações do bloco de controle.