Título: Obra será testada em universidades
Autor: Duailibi, Julia
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/10/2009, Nacional, p. A12
Estratégia é reduzir resistência dos jovens em relação ao petista
Distribuidores do filme sobre a vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretendem "testar" a obra em universidades do eixo Rio-São Paulo. O objetivo é antecipar e diminuir resistências que avaliam haver em parte do público jovem dos centros urbanos em relação à figura do petista. A referência é o filme Dois Filhos de Francisco, lançado com ceticismo por tratar de música sertaneja, mas que foi um sucesso com 5,3 milhões de público.
"Estamos no mesmo caso de Dois Filhos de Francisco. Não importa se você gosta de música sertaneja ou não. Se votou no Lula ou não. Mas que vá ver o filme", afirmou a produtora Paula Barreto. Para isso, serão feitas promoções, a partir de novembro, em cerca de 50 universidades, com a presença dos produtores, diretor e atores.
Pesquisa feita pelos produtores com espectadores do Rio e de São Paulo revelou uma queda na rejeição a Lula após a exibição do filme. Antes da projeção, 25% das pessoas diziam não gostar do presidente; depois dela, esse porcentual caiu para 3%. "Se o filme for bom, não vai ter resistência", declarou Luiz Severiano Ribeiro, diretor do Grupo Severiano Ribeiro.
A empresa Go2Web foi contratada para elaborar a linguagem online, que pretende alcançar o público de 18 a 40 anos - principalmente a faixa entre 18 e 25. "É interesse da produção chegar a esse público jovem", declarou Marco Aurélio Freitas, diretor da empresa. O filme já é divulgado no Twitter, com 117 seguidores, no Facebook e no Orkut, com comunidades de até 1.005 participantes. No YouTube, o trailer teve 1.892 exibições em 15 dias.
A grande marca do projeto online do filme é a parte interativa, que casa a temática da história com acontecimentos históricos do Brasil. Uma delas, que entrará no ar na próxima semana, permite que o internauta acesse uma linha do tempo, que vai dos anos 40 aos 80, e insira nas cenas do filme sobre a vida do presidente imagens com fatos marcantes da sua própria vida. "A ideia é contar a vida de Lula e de outras pessoas que tenham uma vida interessante como a dele", afirmou Freitas. De acordo com o empresário, houve uma preocupação de não destacar posições políticas no site. "Não abordamos questões da história recente justamente por causa disso." J.D.
NA REDE 1.892 exibições
É o número de vezes que o trailer do filme foi acessado em 15 dias no site You Tube; no Orkut, comunidades têm até mil participantes