Título: Iniciativa privada pode ser parte
Autor: Pereira, Renée
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/10/2009, Economia, p. B1
Economistas, empresários e entidades de classe ligadas ao setor de infraestrutura acreditam que parte da solução para os problemas do governo é a transferência de projetos economicamente viáveis para a iniciativa privada. Embora muitos projetos, especialmente na área de mobilidade urbana, sejam de responsabilidade do Estado, os investidores enxergam oportunidades de negócios em várias áreas, como rodovias, saneamento e estádios.
Dessa forma, o governo poderia se concentrar naqueles projetos com pouca atratividade e baixos retornos. Hoje uma das principais críticas é a decisão do governo de não privatizar os aeroportos brasileiros. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), só a Copa exigirá investimentos de R$ 5 bilhões.
Afinal, o País deverá receber cerca de 600 mil turistas, que vão se movimentar entre as capitais. "Basta saber se a Infraero terá capacidade para fazer a modernização e ampliação de todos os terminais", diz o presidente da entidade, Luiz Fernando dos Santos Reis.
O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Paulo Safady, destaca também a alternativa de fazer Parcerias Público-Privadas (PPPs) em obras, como metrôs e o Trem de Alta Velocidade. "O importante é não perdermos a oportunidade de usar a Copa do Mundo e a Olimpíada para alavancar a infraestrutura."
A área de saneamento básico, que representa uma das maiores carências do País, também poderá ser suprida com investimentos privados, afirma Paulo Godoy, presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib). Na modernização dos estádios, ele acredita que o Brasil tem uma oportunidade única para desenvolver uma indústria forte de entretenimento. "Temos de incentivar empresas de promoção de eventos a ocupar espaços permanentes (nos estádios) durante o ano inteiro e produzir receita."