Título: Consumidores repassam R$ 1,5 bi para os produtores
Autor: Pamplona, Nicola
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/10/2009, Economia, p. B8

O uso intensivo da soja na produção do biodiesel representa um repasse de mais de R$ 1,5 bilhão por ano do bolso dos consumidores para os produtores do grão. O montante refere-se ao valor pago a mais pela mistura de 4% de biodiesel no diesel de petróleo, mais barato. No ano que vem, o combustível vendido nos postos passará a ter 5% de biodiesel. "Esse dinheiro que poderia ser usado de forma mais eficiente para resolver problemas sociais", diz o pesquisador da Cepal Luiz Augusto Horta Nogueira.

Ele argumenta que uma pequena parte dessa quantia chega à agricultura familiar, uma vez que a produção de soja é concentrada nas mãos de grandes grupos. "As grandes escalas de produção acabam se impondo." A afirmação é confirmada pelo fato de que a maior concentração de produção está no Centro-Oeste, onde a produção de soja é feita em grandes propriedades. "A pequena agricultura não passa pela bioenergia, que precisa ser eficiente", conclui.

O cálculo do gasto extra com o biodiesel considera o valor cobrado pelos produtores no último leilão da Agência Nacional do Petróleo (ANP): R$ 2,30 por litro. Cerca de 1,6 bilhão de litros desse biodiesel substituirá o diesel de petróleo, que sai das refinarias da Petrobrás a R$ 1,30, em média. "A produção de biodiesel com soja é tão irracional quanto o programa americano de etanol de milho", compara Horta, que vê semelhanças entre a pouca eficiência das duas culturas na produção de combustível.

O coordenador do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, Arnoldo de Campos, argumenta, porém, que parte significativa da produção de óleo de soja para biodiesel é feita pela agricultura familiar, principalmente na região Sul. Segundo ele, há hoje cerca de 20 mil pequenos produtores de soja cadastrados no programa que garante o selo social exigido de empresas que queiram participar de leilões da ANP.

O diretor da ANP responsável pela área de biocombustíveis, Allan Kardec Duailibi, por sua vez, acrescenta que a adição do biodiesel tem outros objetivos macroeconômicos, como a redução das importações de diesel, hoje um dos principais pesos na balança comercial.