Título: Mercadante propõe IPOs sem a nova taxação
Autor: Fernandes, Adriana ; Goy, Leonardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/10/2009, Economia, p. B3
O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante, sugeriu ontem, em entrevista à "Agência Estado", que o governo retire das ofertas primárias de ações (IPOs) a cobrança do IOF. Segundo Mercadante, a cobrança do imposto nessas operações pode levar as empresas a lançarem ações no exterior. "É preciso separar o colesterol bom do ruim", afirmou o senador, lembrando que a abertura de capital é uma forma de a empresa financiar sua produção e alavancá-la no mercado.
Mercadante defendeu a tributação do IOF que entrou em vigor ontem. Segundo ele, a moeda brasileira se valorizou mais de 20% de janeiro a outubro porque o Brasil virou a bola da vez, no sentido positivo.
Ainda ontem, o Banco Central divulgou nota para afirmar que a decisão do governo de taxar o ingresso de capitais estrangeiros nas operações de compra de ações e papéis de renda fixa não significa uma mudança na política cambial, que continua a do câmbio flutuante. A nota afirma que Meirelles "participou de discussões que antecederam a decisão sobre o aumento do IOF no ingresso de recursos em moeda estrangeira com as autoridades que têm responsabilidade sobre questões tributárias".