Título: País tem 27 mil desaparecidos
Autor: Marin, Denise Chrispim
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/10/2009, Internacional, p. A10
Pelo menos 27 mil pessoas desapareceram na Colômbia desde o final da década de 80 até meados dos anos 2000, revelou ontem o chefe da Unidade de Justiça e Paz, o promotor Luis González. Os dados foram os primeiros oficiais a serem divulgados sobre os desaparecimentos forçados no país e foram obtidos ao longo de três anos por meio de entrevistas e depoimentos de parentes de vítimas e guerrilheiros desmobilizados.
"Temos informação de que entre 1988 e 2003, pelo menos 27 mil pessoas desapareceram", disse González. De acordo com o promotor, do número total de desaparecidos, pelo menos 75% estiveram sob o poder de milícias de ultradireita. González disse ainda que investigadores estão reunindo informações sobre o tema e ressaltou que não é possível estimar um número definitivo de desaparecidos.
O caso dos desaparecidos na Colômbia - onde o delito de desaparecimento forçado pode receber penas de até 40 anos de prisão - é semelhante ao de outros países da região. Durante a ditadura na Argentina, foram registrados 30 mil casos de desaparecimento. COMENTÁRIOS