Título: Oposição aciona Justiça Eleitoral
Autor: Leal, Luciana Nunes
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/10/2009, Nacional, p. A4

O PSDB e o DEM acionaram ontem o TSE contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. A oposição alega que a caravana de vistoria das obras do Rio São Francisco foi um pretexto para a realização de comício eleitoral fora de época, com direito a palanques, discursos e críticas à oposição. Está é a sétima vez que a oposição ingressa na Justiça Eleitoral contra o presidente por campanha eleitoral antecipada.

"A transgressão da Lei Eleitoral está clara nesta viagem. O presidente Lula e sua candidata precisam ser punidos e a oposição irá à Justiça quantas vezes for preciso", disse o líder do DEM, José Agripino Maia.

O líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (SP), também registrou na Mesa Diretora da Casa pedido de informações sobre valores gastos com a viagem. O requerimento será encaminhado pela Câmara à Casa Civil. O custo total da viagem ainda não foi calculado, mas a estimativa é de que o governo tenha gastado pelo menos R$ 400 mil com a caravana, que passou por 11 cidades de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Ceará.