Título: Lula troca os nomes na posse: Entra Salomão e sai Gabeira
Autor: Mendes, Vannildo
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/10/2009, Naconal, p. A8

Samuel Pinheiro substituiu Mangabeira em secretaria

Com cinco trocas de nomes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva empossou ontem "Salomão" - na realidade, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães - como ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, cargo antes ocupado por "Gabeira" - na verdade, Roberto Mangabeira Unger, que deixou o posto em junho. Os equívocos somaram-se ao anseio explicitado por Lula de deixar, como legado, um plano de infraestrutura para os governos que se seguirem até 2022.

"Essas decisões vão exigir do governo, ainda em 2010, preparar toda a infraestrutura para que a gente possa fazer as coisas acontecerem no nosso País", afirmou Lula, no Itamaraty, referindo-se à Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. "De 2016 para 2022, faltam apenas seis anos. Se você está trabalhando de 2010 para 2016, nada mais justo que ampliar a cabeça e fazer até 2022."

O presidente empossou Pinheiro Guimarães, o embaixador que desde 2003 conduziu a Secretaria-Geral do Itamaraty, na cota que cabe ao PRB, do vice José Alencar e do senador Marcelo Crivella (RJ), bispo da Igreja Universal. Recém-filiado ao partido, ele é diplomata há 46 anos. E autor de 500 anos de Periferia, um dos livros favoritos do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. "Ele é o guru do Chávez", disse o presidente.