Título: Para juízes, Têmis repetiu Escola Base
Autor: Macedo, Fausto
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/10/2009, Nacional, p. A9
A Associação dos Juízes Federais em São Paulo comparou ontem ao caso Escola Base a denúncia contra os desembargadores federais Alda Basto, Nery Júnior e Roberto Haddad, alvos da Operação Têmis, que a Procuradoria da República pretendia processar por corrupção, tráfico de influência e quadrilha. O Superior Tribunal de Justiça rejeitou por unanimidade a acusação contra os magistrados.
O episódio Escola Base ocorreu em 1994. Seus proprietários foram vítimas de acusação e execração pública por abuso sexual infantil que inexistiu. Em nota pública, a entidade dos juízes comemorou a decisão do STJ e destacou. "Para a sociedade fica o exemplo, como no famoso caso Escola Base. Mais uma vez acusados foram previamente considerados culpados. O tempo se encarregou de mostrar a verdade."
"A decisão do STJ foi eloquente demonstração da inocência da desembargadora Alda Basto, mas não repara o sofrimento a que ela e seus familiares foram submetidos", declarou o criminalista Antonio Claudio Mariz de Oliveira.