Título: Estados Unidos pedem extradição de Polanski
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/10/2009, Vida&, p. A38

Pena sugerida para o cineasta é de dois anos; na década de 1970, ele fez sexo com adolescente

A Justiça americana pediu aos suíços a extradição do cineasta franco-polonês Roman Polanski. O artista foi condenado nos Estados Unidos por relações sexuais com uma garota de 13 anos em 1977, mas fugiu e desde então passou a viver na França. No mês passado, viajou até a Suíça para receber um prêmio por sua carreira e foi preso.

No pedido de extradição, a Justiça dos Estados Unidos deixa claro que pretende aplicar uma pena de dois anos de prisão. Se o pedido for aprovado pelos suíços, Polanski tem direito a apelar. A Justiça suíça já havia negado um pedido dos advogados de Polanski para que ele aguardasse julgamento em liberdade. Mas Berna julgou que o risco de nova fuga era grande.

Com 76 anos e um Oscar de melhor diretor, a vida de Polanski foi marcada por polêmicas e tragédias. Em 1969, sua esposa foi assassinada enquanto estava grávida. Sua mãe morreu no campo de concentração de Auschwitz. Ele escapou e foi escondido dos nazistas por fazendeiros poloneses.

Em entrevista à revista Playboy em 1971, causou a ira das feministas. "É motivo de rejeição se você disser que as mulheres na média são menos inteligentes que os homens. Mas essa é a verdade. Desde que a sociedade se tornou mais democrática sobre essas coisas, é melhor não falar nisso", disse. Ele afirmou que "tem a maioria das mulheres que quer".

A "relação sexual ilegal" que o levou a ser condenado teria ocorrido na casa de Jack Nicholson, em Hollywood. Segundo o diretor, a suposta vítima havia concordado e teria experiência sexual anterior. Ele admitiu a relação e ficou 42 dias numa prisão, passando por testes psiquiátricos.

A prisão do cineasta não ocorreu por acaso. Os suíços informaram aos americanos que Polanski planejava ir a Zurique e perguntaram se estavam interessados em sua prisão. Quatro dias depois, ele foi preso. Seus advogados dizem que Polanski faz retoques em seu filme The Ghost, que estreia no Festival de Berlim, em fevereiro.