Título: Unasul deve incorporar empreendimento
Autor: Landim, Raquel
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/10/2009, Economia, p. B6
A Iniciativa para a Integração Sul-Americana (Iirsa) deve ser absorvida pela União das Nações Sul-Americanas (Unasul). O objetivo da Unasul é se transformar em zona de livre comércio regional, mas, por enquanto, é apenas um fórum político.
Para os coordenadores da Iirsa, a entrada na Unasul pode dar mais relevância institucional ao projeto, mas também corre o risco de o aparato técnico ser perdido. Em agosto, os países já criaram o Conselho de Ministros de Infraestrutura e Planejamento da Unasul.
Uma dúvida que surge nesse processo é qual será o novo papel do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Corporação Andina de Fomento (CAF) na Iirsa. Hoje, BID e CAF não se limitam a financiar as obras, mas funcionam como uma secretaria executiva, que ajuda os países a escolher os projetos e dá assessoria técnica.
Os países reconhecem que o trabalho dos bancos foi importante, mas avaliam que a entrada da Iirsa na Unasul pode tornar isso mais complicado.
Nos dias 4 a 6 de novembro, os representantes dos 12 países da região se reúnem em Buenos Aires para discutir o futuro da Iirsa. Segundo Afonso Almeida, do Ministério do Planejamento, os países estão discutindo uma segunda agenda de projetos prioritários e os planos para os próximos 25 anos. Resta saber quando o que já está definido hoje se transformará em realidade.