Título: Em Islambad, Hillary diz que ataques são covardes
Autor: AP ; REUTERS,
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/10/2009, Internacional, p. A16

Casa Branca acusa terroristas de tentar intimidar eleitores para o 2.º turno no Afeganistão

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse ontem que o atentado em Peshawar mostra queos terroristas "não são corajosos, mas covardes". O ataque ocorreu horas após a chegada de Hillary ao país.

Em Washington, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, também condenou os atentados de ontem no Paquistão e no Afeganistão e disse que os terroristas "não terão sucesso" na estratégia de confrontar os EUA e seus aliados na região.

Para Gibbs, o ataque contra uma pensão usada por funcionários da ONU em Cabul, que deixou 12 mortos, foi uma tentativa de intimidar os eleitores para o segundo turno das eleições presidenciais, que acontece no dia 7. "O governo confia que há recursos apropriados para realizar a eleição e sabe que a população não será intimidada."

A explosão que matou mais 100 pessoas em Peshawarmostra, segundo Gibbs, o quanto os extremistas podem ir longe em suas ações. O presidente Barack Obama enviou suas condolências às vítimas dos atentados, enquanto o governo britânico qualificou a ação de "desprezível".