Título: Jucá e Mozarildo travam batalha pessoal na comissão
Autor: Samarco, Christiane ; Lopes, Eugênia
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/10/2009, Nacional, p. A4
Adversários políticos em Roraima, os senadores Romero Jucá (PMDB) e Mozarildo Cavalcanti (PTB) travaram ontem uma batalha particular na Comissão de Relações Exteriores. Um dos dissidentes da base governista, Mozarildo tentou se contrapor a Jucá, autor do voto em separado aprovado pela comissão. Mais perto de Caracas do que de Brasília, Roraima mantém intensas negociações comerciais com a Venezuela.
Mesmo favorável à adesão ao Mercosul, Mozarildo apresentou requerimento para que um grupo de parlamentares brasileiros visitasse o país a convite do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma. No início da semana, Ladezma esteve na comissão e falou da falta de liberdade no governo Hugo Chávez. A oposição defendeu a realização da visita antes da votação da adesão da Venezuela ao Mercosul no plenário. Mas o requerimento de Mozarildo acabou derrotado.
Após ganhar notoriedade com o requerimento, Mozarildo fez questão de marcar posição com voto em separado. "Roraima é a parte do Brasil que tem mais interesse em que a Venezuela integre o Mercosul. Mas não podemos fazer isso de qualquer jeito", argumentou Mozarildo, que votou a favor do relatório de Jucá.