Título: FBI decodifica apenas 6% dos arquivos de Dantas
Autor: Macedo, Fausto
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/11/2009, Nacional, p. A7

Os peritos do FBI, famoso braço de investigação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, não conseguiram deslacrar e decodificar arquivos criptografados do banqueiro Daniel Dantas. O insucesso da análise dos discos rígidos de computadores que a Operação Satiagraha apreendeu em poder de seu grande alvo foi comunicado oficialmente à Polícia Federal.

Pelo menos 200 discos foram recolhidos pelos federais na sede do Opportunity, na residência de Dantas e nos endereços de outros investigados. Os analistas americanos conseguiram acessar apenas 6% do lote de HDs enviados aos EUA. Os arquivos abertos mostram apenas fotos sem qualquer interesse para a investigação. A coleção de imagens já havia sido acessada pelos peritos da PF.

Os investigadores suspeitam que os registros inexpugnáveis de Dantas podem revelar pistas sobre operações de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e lista de cotistas do Opportunity Fund. Para os investigadores, o desafio que o FBI não conseguiu suplantar mostra que jamais houve favorecimento ao banqueiro. O FBI poderá ainda fazer uma nova tentativa de abertura das mídias.

Independente do resultado definitivo da perícia, a PF já concluiu o inquérito com indiciamento criminal de Dantas e outros 12 investigados.

O criminalista Andrei Schmidt, defensor de Dantas, disse que o banqueiro já se manifestou sobre o conteúdo dos HDs em depoimento à CPI das escutas telefônicas, da Câmara. "São fotografias de caráter pessoal e empresarial", disse o advogado. "As fotos são de locais onde Dantas pretendia fazer investimentos imobiliários."