Título: Fim do império comunista anuncia nova Europa
Autor: Lapouge, Gilles
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/11/2009, Internacional, p. A12

A história avança de símbolo em símbolo: a morte de Julio Cesar, o Grito do Ipiranga, a Queda da Bastilha. Tais imagens edificam e marcam o destino dos povos. A derrubada do Muro de Berlim, há 20 anos, inscreve-se nessa teoria dos símbolos.

Veja também: Confira o especial 20 anos sem o muro

O Muro de Berlim, erigido em agosto de 1961, era o muro da crueldade e da vergonha. O estigma de um império que só conseguia sobreviver protegendo-se com muros e metralhadoras. Sua queda foi o anúncio da liberdade.

A foto da barreira sendo alegremente desmantelada completa a rica heráldica do século 20: as guerras de 1914 e 1939, Hitler numa cervejaria em Munique, Lenin dançando na neve em 1917, Gandhi com os pés nus diante de soldados ingleses. Cada um desses ícones integra uma constelação de imagens. O dia 9 de novembro de 1989 não fugiu à regra: o concerto de Mtislav Rostropovich enquanto os berlinenses demoliam o Muro com picaretas e martelos no Portão de Brandemburgo.

Como ocorreu nas grandes rupturas da História, estalidos já anunciavam a agonia do grande corpo doente. Em 1980, na Polônia, as greves de Gdanski e o surgimento de um sindicato livre, o Solidariedade, e do líder Lech Walesa, abriam uma brecha na casamata. Na Hungria, a Cortina de Ferro se rompe em pedaços em 19 de agosto de 1989. Nesse dia, diante das câmeras, os chanceleres da Hungria e da Áustria cortaram a cerca de arame farpado que separava os dois países, permitindo a entrada na Áustria de uma maré de alemães orientais que se agrupavam na Hungria.

Semanas antes, o líder soviético Mikhail Gorbachev, o homem da perestroika, em visita a Berlim Oriental, foi acolhido por jovens que gritavam: "Faça o amor e não muros." Um mês antes da queda do Muro, 70 mil pessoas se juntaram diante da Igreja de São Nicolau, na cidade de Leipzig, para vaiar o Partido Comunista alemão oriental.

E, então, chegava ao fim o longo capítulo iniciado em outubro de 1917 por Lenin, Trotski e o Cruzador Aurora, em São Petersburgo. Em poucas semanas, enquanto a União Soviética ainda prosseguia na sua trajetória já meio zonza (como o pato cujo pescoço é cortado, mas continua a andar jorrando sangue), todas as colônias do império começam a se libertar.

Nós, na Europa, não entendíamos mais nada. Um Estado construído para durar mil anos se desfazia como uma boneca de pano. Além disso, tínhamos esquecido a geografia do continente. Descobrimos que rios, que nunca ouvimos falar, não tinham deixado de correr.

Fui à biblioteca empoeirada do meu avô em busca dos velhos livros de escola de antes da guerra de 1914. E então recoloquei a Moldávia no seu lugar. Descobri que havia duas Ossétias, uma do Norte e outra do Sul. Toda uma geografia submersa voltava à superfície como um reflexo que sai do fundo cintilante de um lago. Uma Europa fantasma surgia do nada, retomava o seu lugar, preenchia a enorme rachadura que o belo dia de 9 de novembro de 1989 tinha aberto na História do século 20.

Em menos de dois anos, as 15 repúblicas da União Soviética proclamaram sua soberania e depois, com exceção da Rússia e do Casaquistão, a independência. Duas avançaram muito rápido, antes mesmo do golpe de Estado abortado de agosto de 1991 - a Geórgia (abril de 1990) e a Lituânia (março de 1990). As outras seguiram o exemplo.

As "democracias populares", os países da Europa Oriental que, após a 2ª Guerra, caíram pela força, crime ou trapaças na esfera de influência de Moscou, aproveitaram a ocasião. Em Praga, a "Revolução de Veludo", em 17 de novembro de 1989, pôs fim ao comunismo. Na Bulgária, o stalinista Todor Zhikov foi substituído por um comunista mais aberto, Petar Mladenov. Na Romênia, o tirano Nicolau Ceausescu foi derrubado em dezembro de 1989 por um movimento popular. Ele fugiu, mas foi capturado, julgado sumariamente, e executado como um cachorro, com sua mulher.

Restava a Alemanha Oriental. Seu estado de deterioração era tal que o então chanceler alemão ocidental, Helmut Kohl, decidiu reunificar as duas Alemanhas - ideia que não agradava muitos dirigentes ocidentais, em especial os dos Estados europeus, cujo lema era: "A reunificação: pensar nela, sempre; falar dela, jamais." O então presidente francês, François Mitterrand, chegou a afirmar: "Amo tanto a Alemanha que prefiro que existam duas delas." Mas Kohl insistiu e obteve um acordo de Gorbachev, em troca de concessões à URSS.

Foi o fim do império comunista, ou soviético, no Leste Europeu. A Europa mutilada, dilacerada, de 1950, voltou a se reagrupar e estava livre.

O comunismo não desapareceu em todo o planeta. Em cinco países, o partido único ainda leva o nome de "comunista" ou faz referência ao comunismo. Entre eles, o PC da China, onde as reformas que foram realizadas, sem renegar o comunismo, poderiam portar o lema que resume toda a pobre filosofia das sociedades burguesas livres: "Enriqueçam." Alguns outros países mantêm intacta a teoria e a prática marxistas, como a Coreia do Norte e Cuba.

Em compensação, é preciso reconhecer que, 20 anos depois da debandada, o comunismo e mesmo a União Soviética recuperaram senão a força, pelo menos uma certa atração. E essa atração é explicada, de um lado, por um sentimento intrínseco da natureza humana: a nostalgia. Cada um de nós ama o que foi o seu passado, mesmo que tenha sido sombrio ou triste. De outro lado, essa atração se explica pela imagem com frequência fútil, corrompida e imoral que se tornou a figura do Ocidente.

É na antiga União Soviética que esses ventos nostálgicos sopram com mais constância. Por duas razões: em primeiro lugar, a Rússia não se conforma de ter perdido tantos territórios e ser apenas um simples peão no jogo de xadrez mundial, e não mais uma "das duas superpotências". De outro lado, Vladimir Putin, obcecado pelo império morto, não faz nada para desestimular essas nostalgias. "O fim da URSS foi a maior catástrofe histórica do século 20", disse Putin.

Curiosamente, essa nostalgia também é observada no Ocidente. O comunismo stalinista é rejeitado pela maioria, mas o homem que dominou a ideologia comunista e as ações de Lenin, Trotski, Stalin ou Mao Tsé-tung - o alemão Karl Marx - está tendo um retorno assombroso.

O fim da URSS contribuiu vigorosamente para esse estranho "ressurgimento" de Marx. Caído em desgraça quando a URSS passou a cometer seus crimes, fazer suas asneiras, Marx hoje reencontra sua virgindade, e a sua filosofia - como suas lições de economia - brilha intensamente. Os erros, para não dizer as vilanias, os crimes cometidos pelas sociedades liberais, banqueiras e cínicas do Ocidente colaboram para esse ressurgimento de Marx.

Mas o comunismo, que foi sinônimo - como todas as tiranias - de muro, prisão, silêncio, censura, crueldade, está sob todos os aspectos condenado pelo simples movimento da ciência. Um mundo dominado pela internet com certeza tem seus graves inconvenientes. Mas pelo menos é um mundo onde os muros e as barreiras entre países e cérebros estão destinados a desaparecer. Mesmo o Irã e a China comunista acabarão percebendo isso. A internet anuncia, talvez, o fim dos muros.

*Gilles Lapouge é correspondente em Paris

AMANHÃ, o enviado Jamil Chade mostra as consequências da queda do Muro de Berlim nos países do Leste Europeu