Título: Modernização da polícia terá 320 milhões
Autor: Macedo, Fausto
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/11/2009, Nacional, p. A4

A Polícia Federal receberá nos próximos cinco anos 320 milhões para executar um projeto de modernização de seus equipamentos. Uma das metas principais é preparar a corporação para os dois grandes eventos esportivos de 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Jogos Olímpicos).

O dinheiro será repassado em forma de empréstimo concedido por instituições financeiras da França e da Alemanha, com o aval de seus governos. O contrato impõe pequena margem de exclusividade para aquisição de instrumentos, mas não obrigatoriedade de comprar produtos franceses e alemães.

"É um bom acordo", avalia o delegado Luiz Fernando Corrêa, diretor-geral da PF. "O aporte nos garantirá a renovação de equipamentos. No ritmo que ia, o investimento feito há 10 anos começaria a sucatear. Esse novo empréstimo mantém a atualização tecnológica."

O contrato foi firmado originalmente há oito anos, quando a PF instalou o Promotec, Programa de Modernização Tecnológica. A proposta passou pelo Ministério do Planejamento e segue para o Senado.