Título: Pancadaria no lançamento de livro em São Luís
Autor: Cólon, Leandro ; Gallucci, Mariângela
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/11/2009, Nacional, p. A7

O lançamento do livro Honorários Bandidos, que faz uma crítica à trajetória política do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), terminou em pancadaria na sede do Sindicato dos Bancários do Maranhão, quarta-feira à noite. Até o deputado Domingos Dutra (PT-MA), foi agredido durante o tumulto.

A confusão teria sido provocada por um grupo de 15 pessoas filiadas à Federação dos Estudantes do Maranhão (Fesma), entidade ligada ao grupo político da governadora Roseana Sarney (PMDB). Eles chegaram à sede do sindicato com ovos e uma torta para atingir os jornalistas Palmério Dória e Mylton Severiano, autores do livro, em protesto contra o lançamento da obra. Empunhavam faixas com dizeres como "A Navalhada Bandida", em referência à prisão de alguns membros do grupo político do ex-governador Jackson Lago (PDT) durante a Operação Navalha, desencadeada em 2007, pela Polícia Federal. O tumulto começou quando os manifestantes jogaram os ovos e a torta nos jornalistas. Partidários do ex-governador Jackson Lago trocaram insultos com os manifestantes. Uma porta de vidro e várias cadeiras foram quebradas. Lago estava presente, mas não se feriu.

De acordo com a presidente da Federação dos Estudantes do Maranhão, Ana Paula Ribeiro, a confusão foi iniciada pelos partidários do grupo do ex-governador. "Nosso protesto foi pacífico, mas eles iniciaram a bagunça com pontapés e outros tipos de agressões", afirmou. "Até meus documentos foram confiscados."

Um dos organizadores do evento, o deputado Domingos Dutra, desmente Ana Ribeiro. "É mentira. O evento era na "nossa casa", com os nossos convidados, imagine se iríamos iniciar essa bagunça?", diz, considerando uma audácia a invasão em um evento do grupo de oposição a Sarney. O caso será investigado pelo 1.º Distrito Policial de São Luís.