Título: Obama promete respostas sobre ataque
Autor: Killeen
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/11/2009, Internacional, p. A12

Presidente americano lamenta mortos em 'episódio horrível de violência'

O presidente dos EUA, Barack Obama, lamentou o ataque a tiros de ontem na base militar Fort Hood, no Texas, qualificando o episódio de uma "explosão horrível de violência".

"Já é duro quando nossos soldados perdem a vida em missões no exterior. É horripilante quando isso acontece em incidentes como esse, em nossas próprias bases, em solo americano", afirmou o presidente.

Obama disse não conhecer os detalhes da matança. "O que sabemos é que um certo número de soldados americanos morreu e outros ficaram feridos em um episódio horrível de violência."

O presidente prometeu que Washington "dará respostas às mais simples perguntas" e afirmou já ter discutido o assunto com o almirante Mike Mullen, chefe do Estado-Maior, e com o secretário da Defesa dos EUA, Robert Gates.

"Meus pensamentos e orações estão com os feridos e com as famílias das vítimas, assim como aqueles que vivem e trabalham em Fort Hood", ressaltou Obama. "São homens e mulheres que tomaram a decisão valente e altruísta de arriscar e, em algumas ocasiões, dar a vida por nós."

De acordo com a Casa Branca, o presidente foi informado do ataque assim que as primeiras informações sobre o ocorrido chegaram às mãos de sua equipe. Nas últimas horas, o contato entre o gabinete de Obama e sua equipe de segurança nacional tem sido intenso.