Título: Lugo nega levante após mudar de novo cúpula militar
Autor: Palacios, Ariel
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/11/2009, Internacional, p. A15

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, deu posse ontem à quarta cúpula das Forças Armadas desde que assumiu o poder, há pouco mais de um ano. Assumiram o general Bartolomé Pineda (Exército), brigadeiro Hugo Aranda (Aeronáutica) e o contra-almirante Egberto Orué (Marinha). Lugo negou que o motivo para a mudança seja o temor de um golpe militar.

Na terça-feira, Lugo alertou sobre a existência de "bolsões golpistas" em alguns quartéis. No dia seguinte, porém, ele explicou que os rumores sobre o levante, surgidos no domingo, devem-se ao "desfile" de tanques do Exército, que foram até a cidade de Dourados (MS) passar por serviços de manutenção.

O senador Juan Carlos Galaverna, do Partido Colorado, de oposição, afirma que as mudanças "são parte de um plano para colocar em postos de comando militares que recebem dinheiro" do presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Para o cientista político Alfredo Boccia, "não existe risco de golpe militar". "As Forças Armadas estão debilitadas. A última tentativa ocorreu em 2000. Além disso, um golpe não seria aceito pelo Mercosul", disse Boccia ao Estado.