Título: FAB resgata turboélice que afundou no Rio Ituí
Autor: TRINDADE, PRISCILA
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/11/2009, Metropole, p. C4

Análise de motor pode indicar o que causou pane e motivou pouso forçado

A Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou ontem para análise o motor da aeronave C-98 Caravan, que fez um pouso forçado em 29 de outubro no Rio Ituí, no Amazonas. A aeronave foi levada para a margem do Igarapé Jacurapá. Dois dos 11 ocupantes do turboélice morreram no acidente.

A análise do motor, que será encaminhado para Cruzeiro do Sul, no Acre, fará parte de um relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), sem prazo determinado para ser concluído. A missão de busca e resgate foi iniciada no dia do desaparecimento do avião.

Ao todo, 54 militares da FAB, da Marinha e do Corpo de Bombeiros do Acre e um funcionário da Fundação Nacional do Índio (Funai) participaram dos trabalhos de retirada do avião C-98 Caravan do igarapé. A operação contou com o apoio de três helicópteros H-60 BlackHawk, um avião C-105 Amazonas e várias embarcações.

Nove sobreviventes - seis funcionários da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e três militares - foram localizados há uma semana por índios matises e resgatados. No acidente morreram o técnico em enfermagem João de Abreu Filho e o suboficial Marcelo dos Santos Dias. Os sobreviventes atribuíram o sucesso no pouso forçado na água, a 160 quilômetros por hora, à perícia do primeiro-tenente Carlos Wagner Ottone Veiga.

Veiga percebeu uma perda de potência no motor do C-98 Caravan, que seguia de Cruzeiro do Sul para Tabatinga (AM), cerca de 50 minutos depois da decolagem, quando o turboélice estava a 3 mil metros de altitude. "Várias coisas podem ter acontecido e não é possível precisar (o que causou a pane)", disse aos técnicos do Cenipa. Houve ainda aumento de temperatura no motor e cheiro de fumaça a bordo. Ele optou por enviar um alerta de emergência e desligar o motor, cinco minutos depois, para que o Cessna planasse e tivesse o pouso facilitado.