Título: Portão põe fim à fuga de carro
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/11/2009, Internacional, p. A18

MEMÓRIAS DA FRONTEIRA

As fantásticas aventuras daqueles que tentavam escapar dos muros que cercavam a República Democrática da Alemanha (RDA) muitas vezes terminavam sem um final feliz. Um caso curioso ocorreu em 9 de dezembro de 1987, quando dois jovens - identificados apenas como Axel e Bernd, de 22 anos e 27 anos, respectivamente - decidiram romper a barreira de concreto na Ponte Glienicker utilizando um Wolga M-21, um dos populares carros produzidos pela União Soviética.

Os dois homens pensaram que, jogando o veículo contra o Muro, conseguiriam se ver livres do regime comunista. O resultado da ação, porém, foi diferente do planejado. Ao tomarem velocidade para cruzar a fronteira, o motorista perdeu o controle do veículo, que saiu do eixo e bateu no primeiro obstáculo que encontrou pela frente: justamente o portão de entrada utilizado por militares. Os dois aventureiros foram presos.

A primeira fuga de sucesso no local ocorreu só no ano seguinte, em 10 de março de 1988. Dirigindo um caminhão de 7,5 toneladas, três rapazes - Gotthard Ihden, Bernd Puhlmann e Werner Jäger - deixaram a RDA sem levantar suspeitas.

O veículo, identificado para a polícia como "meio de transporte de produtos perigosos", foi carregado com 92 botijões de gás vazios e conseguiu passar pelos quatro pontos de revista da fronteira sem que um tiro fosse disparado. "Eu fiz tudo por amor", disse um dos fugitivos, que decidiu ir para o oeste para encontrar com a mulher. "Não foi uma aventura para mim e sim uma missão suicida. Eu achava que tinha apenas 5% de chance de sobreviver."