Título: Fantasma fica só com restaurante
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/11/2009, Nacional, p. A9

Nomeada em 2007, Wanda perdeu ontem cargo no Senado

O senador João Vicente Claudino (PTB-PI) demitiu ontem a servidora Wanda de França Avelino. A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União. Na sexta-feira passada, o Estado revelou que a funcionária era fantasma. Em vez de cumprir expediente no escritório do senador no Piauí, ela trabalhava no seu próprio restaurante num shopping de Teresina.

Ela fazia parte do grupo de 88 pessoas que não deram sinal de vida no recadastramento "caça-fantasma" do Senado.

Wanda foi nomeada em abril de 2007 como assistente parlamentar com o salário de R$ 1,7 mil. Foi ela própria quem atendeu ao telefonema da reportagem do Estado no último dia 29 no restaurante, conhecido pela comida italiana.

Questionada sobre o recadastramento do Senado, ela informou que "perdeu a vez de fazer". Também afirmou que fazia "pesquisas políticas'' para o senador e reagiu com irritação ao ser informada de que era desconhecida no escritório de João Claudino. "Isso é problema deles", afirmou. Logo depois, negou-se a dar mais detalhes de sua atividade como servidora de confiança do Senado. "Não tenho que dar mais informações", disse.

Outro caso descoberto pelo Estado foi o do capixaba Lincoln Pereira Uzai Silva, de 22 anos, que está lotado na liderança do PR há quatro anos. Ele ganhou o emprego do senador Magno Malta (PR-ES), mas ninguém o conhece em Brasília nem no escritório político em Vitória.

Além de funcionários que recebem sem cumprir expediente, há servidores do Senado que trabalham como cabos eleitorais dos parlamentares. Um exemplo é Paula Raphaele Gomes Genuíno, que mora em Rurópolis, no Pará, a 1,6 mil quilômetros de Belém. Em maio de 2008, ela foi nomeada como assistente parlamentar do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) com salário de R$ 952. No escritório do parlamentar em Belém, ninguém a conhece. Por telefone, a servidora do Senado falou da sua função: "Ele não é muito conhecido aqui na região. Eu distribuo os jornais, os papéis que eles mandam."