Título: Palestinos fazem buraco em muro na Cisjordânia
Autor: Kresch, Daniela
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/11/2009, Interrnacional, p. A20

Jovens palestinos mascarados conseguiram abrir um buraco de 6 metros na barreira que separa Israel da Cisjordânia em um protesto para marcar os 20 anos da queda do Muro de Berlim. "Não importa o quão alto, todos os muros caem", afirmava um cartaz. Outro dizia: "Sr. Obama, derrube esse muro!", em referência ao famoso desafio feito pelo ex-presidente dos EUA Ronald Reagan ao então líder soviético, Mikhail Gorbachev, durante discurso na frente do Portão de Brandenburgo, em 1987.

Enquanto guardas israelenses que vigiavam a fronteira na região de Nilin disparavam gás lacrimogêneo de trás do muro de concreto, manifestantes conseguiram abrir uma brecha na barreira e depois usaram um macaco hidráulico para tentar derrubá-la. Mas o muro não caiu completamente e os soldados correram para pôr a barreira no lugar, dispersando os manifestantes.

Construída por Israel na região da Cisjordânia - por ordem do ex-premiê Ariel Sharon em 2004 -, a barreira tem como objetivo impedir a infiltração de extremistas no território israelense.

Os protestos violentos ao longo da construção têm sido frequentes. As manifestações normalmente se transformam em batalhas, nas quais os palestinos atiram pedras contra o território de Israel e os guardas israelenses disparam balas de borracha contra o outro lado.

Em uma decisão não-vinculante de 2004 a Corte Internacional de Justiça afirmou que o muro era "ilegal" e deveria ser derrubado porque cruzava um território ocupado. Israel afirma que a barreira é um "obstáculo temporário" que poderia ser removido após a assinatura de um acordo de paz com os palestinos.