Título: Não creio que Lula vá a Copenhague
Autor: Escobar, Herton
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/11/2009, Vida&, p. A25
Para o teólogo, presidente "está mais preocupado com o PAC" e não tem planos ambiciosos para o meio ambiente
O teólogo Leonardo Boff diz que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está sendo "míope" e "irresponsável" na questão climática. "O presidente Lula não tem consciência da importância planetária do Brasil para a questão ambiental", disse ao Estado. Hoje, Boff recebe o título de doutor honoris causa da Universidade de Neuchatel (Suíça). O tema de seu discurso será "Os próximos passos para a humanidade". Ontem, o teólogo também criticou o papa Bento XVI, que, quando prefeito da Congregação da Santa Sé, o condenou a um ano de silêncio por promover o que ficou conhecido como teologia da libertação. "Ele é um reacionário."
O principal debate sobre o futuro da humanidade é a situação ecológica. Qual deve ser o posicionamento do Brasil?
Temos recursos naturais, água e floresta que podem definir o futuro. Mas o presidente Lula não se dá conta. Ele está mais preocupado com o PAC. Por isso digo que é míope e irresponsável.
Lula deve ir a Copenhague?
Sim. Mas ele hesita. Porque sabe que será pressionado e que seu modelo de crescimento também será pressionado. Não acredito que vá.
Como avalia a gestão de Bento XVI no comando da Igreja?
Difícil. A Igreja se tornou um refúgio de forças reacionárias. Bento XVI não é só conservador. É um reacionário. A Igreja parece viver mais um pesadelo que um sonho.