Título: País passa por milagre da transformação, diz Lula
Autor: Netto, Andrei
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/11/2009, Economia, p. B4

Para presidente, Brasil conquista a cidadania coletiva

Tal qual os governos militares descreviam o crescimento econômico exuberante do Brasil nos anos 1970, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou a palavra "milagre" para descrever o atual momento do País. Atração central de um seminário dedicado ao Brasil e realizado com a presença de investidores britânicos, ontem, em Londres, Lula afirmou que o Brasil passa por um "milagre da transformação" e vive um momento de "conquista da cidadania coletiva".

O tom ufanista mais uma vez fez parte do discurso presidencial, desta vez para o público presente no seminário FT Investing in Brazil, realizado pelos jornais Financial Times e Valor Econômico na capital inglesa. Pouco depois das 12h30 (10h30, no horário de Brasília), Lula foi chamado à tribuna e aplaudido de pé pela plateia. Durante 52 minutos, tentou convencer os britânicos da importância de investir no Brasil.

"O que está acontecendo", disse, "é um milagre da transformação, que ainda não foi medido corretamente pelos institutos de investigação". "Nem nós, do governo, temos dimensão do que está acontecendo", disse Lula. "Cansamos de tantas promessas do século 20, e não queremos perder nenhuma oportunidade no século 21."

Ao longo do discurso, Lula afirmou que a economia brasileira "está muito saudável", que o crédito voltou, os investimentos "voltaram a crescer de forma vigorosa" e em todas as áreas "respira-se um clima de otimismo e de confiança".

Sobre os juros atuais, disse que são as taxas mais baixas das últimas décadas, mas fez uma ressalva: "Confesso a vocês que gostaria que fossem um pouquinho mais baixos".Lula também defendeu a intervenção do Estado na economia para prevenir crises e encerrou seu pronunciamento com novas referências ao regime militar, marcando a diferença entre o seu "milagre da transformação" e o "milagre econômico" dos militares.

A agenda oficial de Lula em Londres acabou na noite de ontem, depois que ele foi recebido pela rainha Elizabeth II, no Palácio de Buckingham, e em seguida participou de um jantar de gala no Instituto Real de Relações Internacionais. O evento foi organizado para entrega do Prêmio Chatham House 2009, por sua "trajetória pessoal notável" e "excepcionais qualidades de liderança".

Foco das atenções, Lula chegou às 19h30 locais, vestindo smoking, e foi novamente aplaudido de pé pela plateia britânica. Convidado à solenidade, o secretário dos Negócios e Empreendimentos do Reino Unido, Peter Mandelson, enalteceu o papel político ascendente e a guinada econômica do Brasil sob sua gestão.

O inglês lembrou o comprometimento do governo brasileiro com o crescimento, a distribuição de renda e os programas sociais - citando o Bolsa Família -, assim como a liderança dos países emergentes nas negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) e no G-20. "O Brasil que conhecemos hoje é, em muitos sentidos, o Brasil de Lula", disse Mandelson.

FRASES Luiz Inácio Lula da Silva Presidente

"O que está acontecendo é um milagre da transformação que ainda não foi medido corretamente pelos institutos de investigação"

"Nem nós, do governo, temos dimensão do que está acontecendo"

"Cansamos de tantas promessas do século 20, e não queremos perder nenhuma oportunidade no século 21"