Título: Entidade apoia término da obrigatoriedade do diploma
Autor: Palacios, Ariel
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/11/2009, Nacional, p. A10

Uma das resoluções aprovadas ontem pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) pede aos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados no Brasil que seja preservado o entendimento de que o diploma de jornalista não deve ser obrigatório para o exercício da profissão - conforme já decidiu o Supremo Tribunal Federal.

A SIP observa que há propostas tramitando no Congresso Nacional com o objetivo de reintroduzir a exigência do diploma. Também cita projeto no Equador que "estabelece, entre outros mecanismos de controle dos meios, a obrigação de diploma universitário para os jornalistas e sua filiação a uma associação".

Outra resolução relacionada ao Brasil enumera diversos casos de violência contra jornalistas e aponta a impunidade como característica comum. A entidade cobra a participação da Polícia Federal na investigação de crimes contra profissionais da imprensa. A SIP cita, entre outros, o caso do jornalista Manoel Leal de Oliveira, assassinado em janeiro de 1998, e exige que governo da Bahia indenize ainda neste ano a família da vítima.