Título: Web é alvo por violação de propriedade intelectual
Autor: Palacios, Ariel
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/11/2009, Nacional, p. A10

Editores que participaram da Assembleia Geral da SIP abriram espaço para os problemas que os jornais enfrentam com a internet, principalmente os conflitos com as violações sobre a propriedade de conteúdo jornalístico reproduzido na web.

De acordo com Florian Nehm, diretor de Sustentabilidade e Management de Ideias da Axel Springer e representante do Conselho Europeu de Editores, sites como o Google colocam em suas páginas de notícias conteúdos elaborados por empresas jornalísticas, mas não compartilham os lucros obtidos pela publicidade com notícias reutilizadas. "Queremos mudar isso", diz Nehm.

Em julho, empresas jornalísticas - principalmente da Europa - elaboraram a Declaração de Hamburgo para fundamentar a necessidade de proteger a propriedade intelectual na internet. A iniciativa conta com o respaldo de jornais alemães e de diversos periódicos da Europa.

O documento tem também o apoio do The Wall Street Journal, de Nova York, do portenho La Nación e do Estado. A Associação Nacional dos Jornais (ANJ) aderiu ao movimento durante a realização da Assembleia Geral da SIP.