Título: Cientista é o preferido da reitora, mas não de Serra
Autor: Cafardo, Renata ; Gonçalves, Alexandre
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/11/2009, Vida&, p. A23

Para vencer as eleições na USP, o cientista Glaucius Oliva teve de traçar uma estratégia arriscada. Não queria ligar sua imagem à da reitora Suely Vilela, desgastada com as sucessivas crises de uma gestão amplamente criticada. Mas também não podia abrir mão do seu apoio, que garantiria ao menos os votos das unidades do interior, onde Suely ainda tem influência.

Ficou em cima do muro e deu certo. A reitora gosta de Oliva. Apesar de não declarar publicamente e ter gente de sua equipe entre os candidatos, sabia-se que ele era seu preferido. Foi Oliva um dos responsáveis pelo maior feito da gestão Suely, o programa Inclusp, que dá bônus a alunos de escolas públicas no concorrido vestibular da Fuvest.

O professor tem pensamentos ousados para uma instituição tradicional e burocrática como a USP. Defende que o Enem substitua a 1ª fase da Fuvest - o que não agrada em nada ao governo estadual, que não quer ver valorizado o exame do MEC. Também gostaria que os currículos dos cursos fossem colocados na internet, para qualquer um ter acesso. "Tem professor que é contra porque a Unip vai pegar e copiar. Mas isso é a melhor coisa que pode acontecer", disse, em entrevista ao Estado.

Professores antigos da instituição torcem o nariz para o fato de Oliva ter 50 anos e pouca experiência administrativa. "Ele entende só dos laboratórios dele", dizem. O paulistano Oliva, que pesquisa proteínas para fabricação de fármacos, foi o primeiro cientista do País a mandar um experimento para o espaço e pode ser o reitor mais jovem da USP, se realmente for nomeado pelo governador.

Mas há quem acredite que José Serra pode não escolhê-lo, mesmo estando no topo da lista e contrariando uma tradição de respeito à opinião da universidade. O governador não gostaria de nomear um aliado da reitora que ele tanto criticou. E seu preferido seria João Grandino Rodas. Para Oliva, não passa de intriga da oposição.