Título: Agências criam sites e anúncios contra mordaça
Autor: Assunção, Moacir
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/11/2009, Nacional, p. A7
O jornal Propaganda e Marketing convidou sete das principais agências de publicidade do País para criar anúncios contra a censura imposta ao Estado. O resultado, que circula desde sábado na edição impressa do veículo, foi um alerta contra os riscos à liberdade de imprensa. A partir de hoje, todas as peças publicitárias podem ser acessadas pelo site www.propmark.com.br.
O material foi produzido pelas agências LeoBurnett, Neogama/BBH, Lew"Lara/TBWA, Borghierh/Lowe, Fischer+Fala, Ogilvy e Y&R. "Todas foram direto ao ponto", comemorou Marcello Queiroz, diretor do jornal.
Três agências decidiram criar sites contra a censura. A Neogama/BBH construiu em www.censuranao.com.br um manifesto, seguido de abaixo-assinado, para ser enviado ao Supremo Tribunal Federal. A LeoBurnett protestou contra a mordaça no site www.leoburnett.com.br/censura. "A LeoBurnett é contra a censura. Não deixar o Estadão falar é não deixar a gente ouvir."
A Y&R, por sua vez, criou um link - www.tinyurl.com/yhjwdjf - que direciona o leitor para o resultado de busca no Google pelos termos "censura" e "Estadão". São 1,3 milhão de páginas sobre a mordaça.
Entre os anúncios publicados no jornal, foram claras as referências ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e sobre a ditadura, em que o Estado publicou receitas de bolo e trechos de Os Lusíadas. A Ogilvy utilizou a frase "o que a gente pensa sobre a censura", seguida de um bolo de cenoura. A Borghierh/Lowe deu receitas de 12 pizzas. A Lew"Lara/TBWA apresentou um bigode estilizado sobre recortes de jornal. "Há mais de 100 dias que o Estadão está sob censura. A gente não podia ficar calado."