Título: Pela primeira vez, popularidade do presidente dos EUA cai abaixo de 50%
Autor: Trevisan, Cláudia
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/11/2009, Internacional, p. A18
Pela primeira vez, o índice de aprovação do presidente dos EUA, Barack Obama, ficou abaixo dos 50% na pesquisa da Universidade de Quinnipiac. Segundo os novos números divulgados ontem, 48% dos americanos aprovam o desempenho de Obama na presidência, enquanto 42% desaprovam - em outubro, ele tinha 50% de aprovação e 41% de desaprovação. O presidente também não foi bem avaliado sobre a condução da guerra no Afeganistão. Apenas 38% dos consultados concordam com sua abordagem do tema. A maioria acredita, porém, que ele fez a "coisa certa" ao manter as tropas no país.
O presidente deve anunciar em breve se envia ou não mais soldados para o Afeganistão. A pesquisa mostra que os americanos aprovam, por pequena margem, o reforço militar: 47% a 42%. A sondagem mostrou também que a maioria prefere uma estratégia de combate aos extremistas em vez do fortalecimento das instituições locais. Apenas 37% concordam que "construir um governo estável no Afeganistão" seja algo pelo qual valha a pena lutar, enquanto 65% dizem que "eliminar a ameaça terrorista" é importante.
Os americanos também não querem ampliar seu envolvimento no Afeganistão indefinidamente. Apenas 2% desejam que os EUA permaneçam entre cinco e dez anos no país, enquanto 31% querem a volta dos soldados em até um ano.