Título: Eleição na OAB leva 220 mil às urnas
Autor: Macedo, Fausto
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/11/2009, Nacional, p. A7

D"Urso busca 2.ª reeleição no comando da seccional paulista, contra Reali Fragoso, Hermes Barbosa e Leandro Pinto

Duzentos e vinte mil advogados vão às urnas hoje para eleger o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de São Paulo - a maior do País, com arrecadação anual de R$ 200 milhões e o terceiro maior colégio eleitoral da categoria em todo o mundo.

Quatro advogados concorrem ao posto. Luiz Flávio Borges D"Urso, atual presidente, busca sua segunda reeleição e trava disputa com Rui Celso Reali Fragoso, Hermes Barbosa e Leandro Pinto.

A eleição ocorre das 10 horas às 18 horas em todo o Estado para renovação do Conselho Seccional e sua diretoria, conselheiros federais, diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados e suplentes e dos diretores das 223 Subseções (212 no interior e 11 na capital).

O embate é cercado de tensão. Aliados de D"Urso apostam em novo triunfo. Eles afirmam que pesquisas de intenção de voto garantem ao presidente o apoio de cerca de 65% da classe. Assessores de Fragoso, entretanto, garantem que existe um "empate técnico". Leandro Pinto e Hermes Barbosa acreditam que poderão tirar D"Urso do comando da OAB paulista.

Dois temas recorrentes marcam a campanha: o valor da anuidade paga pelos advogados, de R$ 700, e o eventual terceiro mandato de D"Urso. Opositores o acusam de querer se perpetuar no poder.

O presidente informa que seu projeto inicial era voltado para o Conselho Federal da Ordem, mas decidiu concorrer outra vez à seccional paulista depois que os dirigentes de quase todas as subseções do Estado pediram a ele que ficasse.

O voto será eletrônico na seccional e em cédula de papel nas subseções. O advogado vota onde é inscrito originalmente ou onde tem inscrição suplementar. Deve apresentar carteira de advogado, RG, carteira de habilitação, carteira de trabalho ou passaporte.

O voto é obrigatório. O advogado que não puder votar deve justificar sua ausência até 16 de dezembro. A falta do voto ou da justificativa pode acarretar multa equivalente a 20% do valor da anuidade.

Para votar o advogado deve estar em dia com suas anuidades. Eventuais débitos podem ser quitados na rede bancária. O comprovante da regularidade deve ser apresentado na seção, pois poderá estar constando ainda a pendência do débito. Não haverá voto em trânsito.

São 719 seções de votação - 220 na capital e 499 no interior. O número de cargos em disputa é recorde: 1.248 em todo o Estado, dos quais 133 na seccional e 1.115 nas diretorias das subseções.

Quatro chapas concorrem pelo triênio 2010/2013. Chapa 11 (Renovação da OAB-SP), encabeçada pelo advogado Leandro Pinto; Chapa 12 (OAB para todos), Hermes Barbosa para presidente; Chapa 13 (Sou Mais D""Urso) com Borges D""Urso; e Chapa 14 (Em defesa da advocacia), com Rui Celso Reali Fragoso.