Título: Conab tentará incluir tecnologia nas estatísticas
Autor: Escobar, Herton
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/11/2009, Vida&, p. A24

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai começar a monitorar a participação dos transgênicos na produção agrícola brasileira. A partir deste mês, os questionários levados a campo para elaboração dos relatórios de acompanhamento de safra incluirão uma pergunta sobre o uso de sementes geneticamente modificadas.

Até hoje o governo federal não tem estatísticas oficiais sobre o uso de transgênicos na agricultura nacional, apesar da tecnologia já ser usada legalmente nas lavouras de soja desde 2003. Os números usados como referência são produzidos por empresas e organizações ligadas ao setor.

A coleta de dados deve começar nesta semana, quando os técnicos da Conab forem a campo verificar o andamento da safra. "Tentaremos divulgar os resultados, se conseguirmos informações consistentes", disse o técnico Eledon Oliveira.

O Brasil foi o terceiro país com maior área plantada de transgênicos em 2008, com 15,8 milhões de hectares cultivados de soja, milho e algodão, segundo o Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia. O primeiro foi os Estados Unidos, com 62,5 milhões de hectares, seguido da Argentina, com 21 milhões.