Título: Lobão afirma que apagão foi um bem, não um mal para o sistema
Autor: Lima, Wilson
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/11/2009, Economia, p. B6

Ministro diz que falta de investimento no setor foi pior por `dificuldades ambientais¿

O ministro Edison Lobão (Minas e Energia), afirmou ontem, em São Luiz, que o apagão de terça-feira ¿não foi um mal, mas um bem¿.

Alem disso, ele afirmou que o não cumprimento das metas de investimentos da Eletrobrás para obras tanto de geração quanto para transmissão de energia elétrica em 2008 é fruto de dificuldades com as legislações ambientais em todo o país e rebateu a declaração do coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), Osmar Pinto Júnior, afirmando que não é atribuição do órgão opinar sobre energia elétrica.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, o desligamento automático das linhas de transmissão, na região de Itaberá, no interior de São Paulo, após descargas atmosférica e ventos muito fortes (na visão do governo federal) evitaram um ¿acidente de grandes proporções¿. ¿O fato das linhas terem se desligado automaticamente na terça-feira não é um mal, é um bem. Não tivesse havido o desligamento o que teria acontecido, nós teríamos um acidente de grandes proporções¿ disse.

Lobão ainda explicou que o cumprimento parcial das metas de investimento da Eletrobrás esse ano foram frutos de ¿dificuldades ambientais que enfrentamos seja no que diz respeito ao governo federal, ou no que tange aos governos estaduais¿.

Sobre as declarações do coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe, Lobão foi taxativo alegando que essa era uma visão pessoal de Osmar Pinto Júnior e não necessariamente do órgão. ¿O Inpe discordou. Um pesquisador do Inpe fez manifestações fr natureza pessoal. Ontem mesmo, o presidente do Inpe expediu uma nota dizendo que aquela não era a palavra do Inpe. Não é atribuição do Inpe opinar sobre energia elétrica. Ele opina sobre fatos climáticos e nada mais¿,afirmou o ministro.