Título: EUA apresentarão meta de redução de emissões
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/11/2009, Vida&, p. A22
Os Estados Unidos apresentarão uma meta de redução de emissões de gás carbônico em Copenhague, segundo fonte do alto escalão do governo americano. O número não foi definido, mas será na faixa do que está sendo proposto por dois projetos de lei no Congresso. "Seja qual for o número, ele terá como referência o que achamos ser possível sair do processo legislativo."
Um dos projetos, que tramita na Câmara, propõe redução de 17% das emissões até 2020, abaixo do nível de 2005. O outro, que tramita no Senado, é um pouco mais ambicioso: propõe 20%.
A iniciativa seria crucial para o sucesso de Copenhague. Representantes da União Europeia cobraram ontem propostas dos EUA e da China, que, juntos, são responsáveis por cerca de 50% das emissões mundiais de gases-estufa. O ministro do Meio Ambiente da Suécia, Andreas Carlgren, disse que um acordo é "totalmente dependente" de um compromisso de redução de emissões desses dois países.
No Brasil, ONGs cobraram mais clareza na meta de reduzir entre 36% e 39% o crescimento projetado das emissões até 2020 - especialmente no que diz respeito a energia e transporte. Segundo Roberto Smeraldi, da Amigos da Terra, as projeções de crescimento são exageradas, o que poderá criar uma falsa impressão de que as emissões estarão caindo.